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Research is to see what everybody else has seen, and to think what nobody else has thought —Albert Szent-Györgyi, Hungarian Biochemist (1893–1986) 

 

 

 

COMO PENSAR EM UMA PERGUNTA DE PESQUISA?

 

The art and science of asking questions is the source of all knowledge —Thomas Berger, American Novelist (1924–2014)

 

O que é uma pergunta de pesquisa?

 

Uma pergunta de pesquisa é o tema central de um experimento científico em torno do qual tudo gira. É uma declaração de sondagem para a qual uma resposta é necessária. Se a pergunta de pesquisa não estiver clara no início, toda a pesquisa se torna questionável e duvidosa. Assim, formular uma pergunta é o passo crítico em direção à pesquisa de qualidade de qualquer área. A pergunta de pesquisa é um sinalizador que indica a direção de um estudo e é baseada nas lacunas em nosso conhecimento.

 

Para formular uma boa pergunta de pesquisa podemos usar o acrônimo FINER para nos ajudar.

 

FINER é um acrônimo para feasible (viável), interesting (interessante), novel (nova), ethical (ética), relevant (relevante).

 

Feasible

Iinteresting

Novel

Ethical

Relevant

 

Esta sigla que nos ajuda a formular uma boa pergunta de pesquisa e a explicação da mesma é dada abaixo:

 

F—Viável

• É uma técnica que é possível usar.

• Há pacientes suficientes com esta condição, por exemplo.

• Financeiramente, o projeto é possível.

• O resultado pode ser medido.

• O tamanho da amostra não será um problema.

• O escopo do estudo não é muito vasto.

 

I — Interessante

• Obter a resposta para o estudo será intrigante.

• O estudo é do interesse de seus colegas.

• Pode interessar às agências de financiamento.

• Ajudará sua comunidade.

 

N — Novo

• O estudo confirma resultados feitos anteriormente.

• Desmente estudos anteriores.

• É uma extensão de experimentos feitos anteriormente.

 

E — Ético

• O estudo está em conformidade com os requisitos do Comitê de Ética em Pesquisa institucional.

• Ele protege os interesses dos pacientes.

• Há confidencialidade e anonimato dos participantes.

• Haverá benefícios com este estudo?

• O risco é mínimo?

 

R — Relevante

• Será útil na prática diária.

• Será útil para formular políticas públicas. 

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